top of page

Infraestrutura

Em relação à infraestrutura, o Programa em nível de Mestrado já devidamente instalado no prédio do CCTS (Centro de Ciências para a Tecnologia e Sustentabilidade), o qual foi entregue em março de 2015 e consta com salas destinadas para a pós-graduação. No primeiro andar há cinco salas de aulas, secretaria individual para cada programa de pós vinculado ao Centro (CCTS), sala para pós-graduandos (81,30 m2) e duas salas de reunião (18 m2 cada), além de sala de informática. Adicionalmente, no primeiro andar, há o auditório com vídeo conferência e, no segundo andar, há uma sala ampla para pós-doutorandos, professores visitantes e as salas individuais para os professores lotados nos departamentos pertencentes ao CCTS.

O campus de Sorocaba foi contemplado com recursos do FINEP via edital CT-Infra nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2010 para construção de laboratórios de pesquisa. No Edital CT-Infra de 2006 foi contemplado 01 prédio com 04 laboratórios que já estão em funcionamento. No edital CT-Infra de 2007 foi contemplado 01 prédio com 04 laboratórios que já foram construídos e estão em funcionamento ou estão sendo equipados. Nos CT-Infra de 2009 e 2010 foram aprovados recursos para construção de um terceiro prédio, já em construção, destinado a 06 laboratórios de pesquisa. Em todos esses editais, há docentes vinculados a essa proposta de pós-graduação. Além disso, enquanto os laboratórios do CT-Infra 2009 e 2010 não estão disponíveis para utilização, diversos docentes alocaram seus equipamentos e vêm desenvolvendo atividades de pesquisa nos laboratórios  de pesquisa em funcionamento e em laboratórios didáticos (LD) do Campus. De forma complementar, com o financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) através de verba institucional (RTI), o CCTS montou sala com 40 microcomputadores que será destinada somente a alunos de pós-graduação.

Biblioteca (BSo)

A UFSCar disponibiliza para todos os seus três Campi o acesso online à Biblioteca Comunitária da UFSCar, São Carlos, na qual é possível o acesso ao Portal de Periódicos CAPES (O Portal Brasileiro de Informação Científica), que atualmente conta com 15.475 periódicos com textos completos indexados nas principais bases de dados do mundo e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, nos laboratórios de informática os alunos têm acesso aos periódicos indexados nas bases SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que conta com 636 títulos de periódicos e PROBE (Programa Biblioteca Eletrônica/FAPESP), que conta com 2.324 títulos. A biblioteca também disponibiliza um sistema de busca através do ISI Web of Knowledge (Web of Science).

bottom of page